terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os invisíveis


Eles são extremamente educados. O jeito que foi acolhida e tratada me deixou várias vezes no dia de hoje, sem graça, sem saber explicar. Eles são extremamente limpos, posso sentir o cheiro do perfurme dos vários abraços que recebi ainda impregnada em minha roupa.Eles não roubam, acho que essa é a pior calunia e pior injustiça contra eles. “Nós queremos paz, queremos integrar na sociedade” é o único pedido que ouvi hoje dos vários ciganos que conheci.

Eles moram em barracas, são como os passarinhos. Voam de lugar em lugar. Queria ter essa simplicidade de espirito e me importar menos com minhas fultilidades. Um senhor, que mal sabe escrever seu nome, me ensinou uma das maiores lições da minha vida. Chamou-me a atenção e começou a falar: ” Você prefere comer um prato de feijão com farinha bem devagar, ou comer um prato de carne muito rápido? Pois bem, é assim que nós vivemos nós comemos feijão”. Mal sabia ele que, naquele momento, ele pos em cheque milhares de valores meus. Acho que mais que ninguém eu tenho que aprender a valorizar cada grão de feijão.

Uma mulher, a mais recepitiva que conheci na minha vida, me falou que várias pessoas passam e chamam eles de sem terra. Ora, “podem falar o que quiserem da gente, mas nós compramos o que é nosso”. E você achando que os ciganos sempre viviam de invasão não é? Eu também achava isso. Alias, nunca parei muito para pensar sobre eles. E quem já parou? São tantas coisas pra pensar, tantos planos, tantas festas, tantos amigos. Em questões métricas, não andei muito do centro da cidade pra chegar onde eles estão, mas tenho certeza que andei quilometros e quilometros da distancia social em que nos encontramos.

A verdade é que temos tudo, tudo. Não fazemos ideia do quanto somos abençoados todos os dias. O sonho de muitos ali é ter água encanada, uma luz elétrica, um lugar pra se protejer do frio é escrever pelo menos o nome. Você já agradeceu por isso? Por saber ler o seu nome, por ter um nome?

Hoje eu revi todos os meus conceitos, conheci pessoas tão invisiveis à sociedade, mas que foram extremamente reais pra mim. Uma experiencia que todos deveriam ter. Só conhecendo uma dessas pessoas invisíveis para você se tornal uma pessoa cada vez mais real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário